O uso da área comum deve ser decidida por todos.

 



A pandemia chegou  e trouxe um monte de novidades para a nossa vida!

Alguns hábitos novos foram adquiridos na pandemia tentando de alguma forma evitar que esse mal acometesse a nós e nossa família.
Algumas coisas realmente fazem sentido fazer não  só para evitar a COVID -19 mas também outras doenças como: lavar as mãos, usar álcool em gel na falta de sabão e água, usar máscara, não aglomerar.
No entanto  outras práticas já foram desmentidas pela ciência como  no  artigo cientifico : https://pebmed.com.br/transmissao-da-covid-19-por-fomites-estamos-exagerando-nos-cuidados/
onde conclui que:  " Apesar das interferências que as altas cargas virais podem ter nos experimentos em laboratório, são raros os estudos que conseguem ser realizados em cenários reais ou que mimetizem com maior fidelidade os riscos de transmissão por fômites, especialmente devido ao desconhecimento das propriedades biológicas do SARS-CoV-2, aos riscos elevados na manipulação viral e às questões éticas.

A rápida progressão da pandemia de Covid-19 e a urgência de medidas de controle, mesmo diante do desconhecimento sobre as formas de transmissão, nos levou a adotar medidas de cuidado possivelmente exageradas quanto à limpeza e desinfecção de fômites.

Não podemos ainda afirmar que não haja o risco dessa forma de transmissão, mas podemos assumir que o risco é inferior em comparação com a transmissão por via aérea, a qual é minimizada se devidamente adotada a proteção através do uso de máscaras e de outros equipamentos de proteção individual, especialmente por profissionais de saúde."

O hábito de não entrar com os sapatos dentro de casa é salutar, devemos retira-los na entrada e deixa-lo na área de serviço. 

Não  é permitido  pela nossa convenção deixar pertences na área comum do prédio e entende-se área comum os halls dos elevadores e corredores de acesso.

Fomos complacentes durante esses 18 meses de pandemia no entanto estamos tendo  muita dificuldade para a limpeza da área externa, limitando a  rota de fuga dos moradores e ainda temos o risco  de sumir pertences e o prédio não pode se responsabilizar por pertences em áreas comuns.


Conto  com a compreensão de todos para não mais deixar seus pertences para fora dos apartamentos, nem roupas estendidas, sendo essa pratica contra nossa convenção.


Roberta Cavenaghi

Síndica 



Comentários