As vantagens e desvantagens da portaria remota

Custos, segurança e conforto são algumas das questões que devem ser avaliadas, além do perfil do condomínio, na hora de optar pela tecnologia


    Nós do conselho estamos fazendo  uma analise profunda de todos os gastos do nosso  condomínio, e com isso  ja conseguimos abaixar 1000,00 do contrato com a Atlas, prestadora de serviço que cuida dos nosso elevadores, trocamos o prestador de serviço de portões e câmeras o que nos faz gastar apenas quando temos necessidade economizando 550,00 por mês.
    Porem só essas mudanças não são suficientes para as reformas ditas primordiais para a segurança do prédio como: fachada, AVCB, impermeabilização, segurança  e não podemos esquecer do lazer.
    Pensando nos dias atuais em que passamos por uma pandemia, os funcionários se tornam um perigo eminente para nosso  condomínio, não só pelo fato de eles poderem contrai a doença e passar para outras pessoas no prédio, mas se dois deles pegarem, o prejuízo financeiro é enorme.
    O gasto com funcionários hoje equivale a quase 40% da arrecadação :

Pensando no risco, reclamações com relação aos funcionários e segurança do prédio, estamos estudando a possibilidade de uma portaria remota, que hoje estão muito evoluídas, trocam nosso sistema de segurança, portões, faz com que economizemos muito  dinheiro e assim conseguiríamos ter a reserva necessária para fazer as benfeitoria do  prédio sem acrescer valores na taxa condominial.

Porque que nos levaram a pensar em uma portaria remota:

-Treinamento para funcionarios de muito  tempo no prédio  e resistentes a novas regras;

-Problemas de segurança como: fechamento de portões, controle de entrada, dormir no expediente, conversas com condóminos na portaria, uso de celular no horário do expediente,

-Custo elevado para serviço desqualificado;

-Necessidade de economia com despesas fixas,

-Falta de atitude em ajudar a carregar pacotes, segurar o  portão, entre outras...


A tecnologia cada vez mais faz parte da vida das pessoas e transforma o cotidiano das grandes cidades. Ela está inserida desde soluções simples até as mais complexas. E a tecnologia também já faz parte da rotina de muitos condomínios e uma de suas aplicações está na portaria remota.

Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor tem a expectativa de expansão de 30% no mercado da portaria virtual até 2020. A perspectiva de crescimento se dá porque são muitos os pontos positivos pela transição para o modelo e a principal delas é a economia nos custos do condomínio, que gira entre 50% e 70%. Mas também existem os aspectos negativos de inserir a tecnologia na portaria de um empreendimento. Saiba quais são os prós e os contras da portaria remota. 

Funcionamento

A tecnologia é a ferramenta aliada por trás do funcionamento da portaria remota. Imagine morar em um condomínio onde ao invés de avisar o porteiro sobre a chegada de visitas, o morador envia um código QRCode diretamente para o celular dos convidados e libera a entrada sem a necessidade de avisa à portaria. Esta é a realidade de condomínios que trocaram a portaria presencial pelo remota, ou seja, quando o atendimento operacional de um condomínio está concentrado em uma central à distância e tudo é realizado através da tecnologia.

Benefícios da portaria remota

A segurança dos moradores como um dos pontos positivos. Isso porque 80% de todos os processos de validação de entrada e saída de visitantes, prestadores de serviço e habitantes são checados eletronicamente, o que minimiza a possibilidade de falhas que tornam o condomínio vulnerável.

 Advogado especialista em Direito Imobiliário e sócio do Karpat Advogados, existem equipamentos que ajudam nesta questão da segurança. “Alguns é preciso cadastrar o RG e ele fica gravado, alguns condomínios todos os moradores precisam passar por cadastramento. Dá para liberar o acesso das pessoas e funcionários apenas durante o período que o morador autorizou. Dá para ter um controle melhor do prédio. Pode usar com chave ou com a digital. O chaveiro oferece um risco maior porque pode perder ou emprestar, já a digital é o mais eficiente”, acrescenta. Ambos ainda creditam os custos como um dos principais benefícios.

Custos da portaria remota

A principal questão que leva um condomínio a adotar a portaria remota é a proposta de redução dos custos. Você tem portarias remotas que chegam a reduzir metade dos custos do condomínio. Isso porque o custo da mão de obra chega, em média, a 50% ou 70% dos custos totais do condomínio, caso um condomínio tenha uma portaria 24 horas, um zelador e um faxineiro, os custos chegam a algo em torno de R$ 20 mil, a depender do tempo que estão, se são terceirizados. Então, muitas vezes, para reduzir os custos e manter alguém cuidando do prédio presencialmente os edifícios optam por um sistema híbrido, com a portaria remota, mas que mantém um faxineiro ou um zelador.

Contras

Para o advogado Rodrigo Karpat, um ponto negativo é que o condomínio precisa se adequar para receber as ferramentas tecnológicas. “Existem as tecnologias, precisa estar ligado a um computador, rede de wifi, precisa ter um no break para caso a energia caia. Às vezes precisa trocar o maquinário da porta, o portão precisa estar hábil. São investimentos que precisam ser feitos para fazer as adequações físicas”, detalha. Já para Selma Milgliori, outro aspecto que pesa ainda diz respeito à resistência dos moradores em relação às novas tecnologias.

“A maior questão não diz respeito a efetividade da solução em relação aos custos e segurança do condomínio. Apesar dos benefícios, a solução tecnológica ainda enfrenta resistência de moradores que temem não se acostumar com a mudança de não ter mais um porteiro na portaria para serviços como abrir portas, ajudar a carregar compras e entre outras gentilezas do dia a dia”, afirma. Porém, segundo ela, o que tem acontecido, é que porteiros estão sendo requalificados para assumir outras funções que estão surgindo, como o trabalho em centrais de monitoramento, além de atividades de atendimento, instalações de sistemas, desenvolvimento de softwares, entre outras. 

Convenção

O advogado Rodrigo Karpat ainda reforça que a instalação da portaria remota não pode ser imposta ao condomínio. “Isso deve ser definido através de uma votação na assembleia, não é um sistema que deve ser imposto. É uma mudança de paradigma e deve passar pela avaliação prévia para ser aprovada em maioria simples e só depois instalar o sistema no condomínio”, pontua. 

Portaria remota e o recebimento de encomendas

Outra questão que costuma ser levantada diz respeito às entregas de correspondências e entregas de deliverys. “Sobre o serviço dos Correios, cada edifício estabelece um procedimento específico e votado em assembleia de moradores. Alguns optam por estabelecer que somente o morador pode receber as próprias correspondências e outros estipulam que essa função ainda fique a cargo de um zelador. No entanto, há também uma parcela que investe na tecnologia para automatizar esse processo com os armários eletrônicos para cada apartamento. A solução envia uma mensagem para o celular dos moradores assim que uma correspondência é deixada no armário e facilita o recebimento”, detalha Walter Uvo. Rodrigo Karpat alerta para que os condomínios estejam protegidos para evitar problemas com oficiais de justiça, por exemplo. 

Por isso  estamos estudando atenciosamente todos os pontos e tudo será exposto para a assembleia no momento oportuno.

 

 

 


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